terça-feira, 6 de outubro de 2009

Operation Leadership - Resumo

Operation Leadership
General Peter Schoomaker sees a new world of crisis and conflict that requires "creative solutions in ambiguous circumstances." His assignment: the recruitment and training of a new kind of problem-solving, combat-ready "warrior diplomat".
By: Eli Cohen and Noel Tichy

Resumo do artigo Operation – Leadership, de Eli Cohen e Noel Tichy.

O artigo relata uma organização militar dos Estados Unidos, o SOF – Special Operations Forces para ilustrar algumas situações vividas pelo General Peter Schoomaker, os autores abordam a necessidade de soluções criativas em situações ambíguas em um cenário mundial em crise e em conflito. Na avaliação do General existe a necessidade de recrutamento e treinamento de um novo perfil de guerreiro: o "guerreiro diplomata", ao mesmo tempo solucionador de problemas e, pronto para o combate.

Segundo os autores, o meio militar segue por padrão uma filosofia hierárquica rígida, onde oficiais superiores delegam ordens aos subalternos que as obedecem e executam de forma inquestionável. Porém, de acordo com o General Schoomaker, comandante do Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (entre Novembro de 1997 e Outubro de 2000) esse é um modelo ultrapassado, ineficiente e perigoso de liderança.

O General Schoomaker entende os desafios de adaptar-se a um novo cenário. O fim da Guerra Fria marcou uma nova era para o Comando das Forças Especiais que teve que reavaliar sua missão, identidade e prática. Antes eram responsáveis por executar as mais complexas missões militares, agora se vêem envolvidos em tensões étnicas, ações de ajuda humanitárias e resgate de cidadãos americanos capturados pelo mundo.

Com isso os lideres do Comando de Operações Especiais encaram um desafio em selecionar, treinar e desenvolver suas unidades de modo a responder as seguintes questões:

  • Como criar uma equipe de pessoas as quais possam gerar resultados a qualquer instante e em qualquer lugar?
  • Como criar uma organização de 46.000 membros, onde todos estão dispostos a salvar vidas civis e se necessário tirar a vida de inimigos?

Segundo o General Schoomaker e grande parte dos lideres formadores do Comando de Operações Especiais, prover um sofisticado arsenal métodos e testes de ensino, que juntos geram como resultado uma nova versão de uma organização militar antiga, em todos os níveis da organização.

Dê foco em sua missão, defina sua identidade

General Schoomaker alerta para o fato do Comando de Operações Especiais serem sempre focados na missão, porém lembra que agora a missão mudou e que ele teve que desenvolver novas capacidades para cumprir suas missões.
Atualmente, os membros do Comando de Operações Especiais se vêem como "guerreiros diplomatas" e "profissionais tranqüilos” - termos que descrevem como SOF realiza sua nova missão.
Hoje, a SOF está operando mais na tradição de Sun Tzu, com abordagem mais indireta.


Entre outros tópicos relevantes, o general Schoomaker enfatiza:

  • Escolha as pessoas certas, construa a equipe certa
  • Para ser um líder, demonstre liderança
  • Ensine as pessoas como pensar, não o que pensar
  • Valores Essenciais mantém a classe unida
  • Ação direcionada é o caminho certo para aprender
  • Faça com que todos sejam professores

Com estas perspectivas e direcionamentos foi possível a re-invenção da SOF, começando pelo alto escalão e abrangendo toda a organização.

Link para acesso ao artigo: http://www.fastcompany.com/magazine/27/operation.html
Acesso em 27.08.2009 às 20:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário